Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Importância da leitura e escrita











Aqui se brinca!

Os itens abaixo são parte da publicação da revista NOVA ESCOLA nº 236 – outubro de 2010, dúvidas freqüentes na hora de incorporar os brinquedos à rotina dos pequenos para garantir momentos lúdicos significativos na diversão e aprendizagem.
1. COMO TRABALHAR BEM SEM UMA BRINQUEDOTECA?
Ela não garante um trabalho bem-feito. Além disso, não é interessante que os brinquedos fiquem restritos a um ambiente. As crianças precisam encontrá-los em vários lugares e momentos. A preocupação maior deve ser em relação à organização do local e ao acesso dos pequenos aos itens. De nada adianta ter uma brinquedoteca se ela sempre estiver fechada ou se a turma só usá-la esporadicamente. Se ela existir, o acesso deve ser livre, assim como a circulação de brinquedos pela escola.

2. O QUE FAZER SE NÃO EXISTEM BRINQUEDOS PARA TODOS? É importante organizá-los para que sejam compartilhados, garantido que todos brinquem. Os educadores devem planejar intercâmbios de objetos entre as turmas e a interação entre elas, inclusive reunindo crianças de idades diferentes. A garotada tem muito a ganhar: há trocas de idéias e o brincar se torna mais rico.

3. HÁ ITENS ADEQUADOS PARA MENINOS E PARA MENINAS?
Não. Se o brincar é um modo de representar, experimentar e conhecer as culturas, não faz sentido imaginar que panelinhas são só para meninas, e carrinhos, para meninos. Todos precisam ter acesso a qualquer item sem distinção e ficar livres para escolher com o que brincar. Elaine Eleutério, coordenadora pedagógica da CEINF Lafayete Câmara, em Campo Grande, explica que, quando os meninos, por exemplo, se negam a participar das brincadeiras de casinha por acreditarem que isso não é coisa de homem, os educadores entram em cena. “Questionamos a validade da afirmação com os pequenos. Dizemos que existem homens que fazem as tarefas domésticas e perguntamos se a turma conhece alguém que faça isso no dia a dia”, diz.

4. É INTERESSANTE USAR SUCATA PARA INCREMENTAR O ACERVO?
Sim, não há problema em reaproveitar materiais. Ao eleger quais vão ser usados, é necessário questionar a utilidade que eles terão. Não se trata de aproveitar qualquer coisa para montar brinquedos, e sim criar brinquedos com objetos interessantes, de qualidade, bonitos e que não sejam perigosos. O ideal é deixar à disposição itens de uso não evidente, como rolos de papel-alumínio, e estimular os pequenos a conferir utilidade a ele, montando lunetas, binóculos ou cornetas, por exemplo.

5. QUAIS OBJETOS FAZEM AS VEZES DOS BRINQUEDOS?
Há muitos que podem enriquecer a brincadeira. Quem acha que os pequenos precisam de algo específico são os adultos. O acervo pode ter coisas perenes, como caixas de madeira e tecidos. “Eles podem ser usados para construir diversos itens”, explica Cisele Ortiz, coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá, em São Paulo. Lupas, fitas métricas e lanternas são ótimos para estimular a meninada a estudar e explorar o ambiente.

6. COMO EVITAR QUE A TURMA ESTRAGUE OS BRINQUEDOS?
Primeiramente, é fundamental compreender que mesmo os objetos de qualidade não são eternos. Depois, brinquedo desgastado é sinônimo de brinquedo usado. Explique às crianças de que cuidados são essenciais para manter os itens em bom estado para serem usados por outros colegas que chegarão à pré-escola no futuro, por exemplo. Novos brinquedos no acervo, principalmente aqueles que o grupo não conhece, pedem atenção. Ninguém sabe como cuidar do que nunca viu não sabe como funciona.

domingo, 28 de novembro de 2010

Mostra Pedagógica

Realizamos no dia 26 de novembro a 1º Mostra Cultura de nossa Escola São Francisco de Assis, e foi liiiiindo!!!
Os alunos, professores e demais funcionários deram show nas produções e ficou tudo perfeito.
Valeu cada esforço e dedicação do grupo que fez com que nossa Mostra entrasse para história!!!
Agradeço a Deus, a diretora Val, aos colegas, alunos e pais. Mas quero agradecer em especial e coordenadora Ana Flávia que não mediu esforços para nos ajudar, nos dar respaldo, sugestões e apoio pedagógico. Valeu lindona!!!




Cantinho da história contendo aventais, dedoches, teatrinho com marionetes, livros, fantoches, palitoches e muita, muita criatividade e imaginação.







Alguns dos meus alunos


Coordenadora Ana Flávia, Patrícia, eu e Katiane





Todos se empenharam e o resultado foi uma linda exposição na sala “Vivenciando a descoberta da escrita”
Aqui se aprende brincando
Turmas do 2º ano D e C
Professoras Denise e Katiane


terça-feira, 23 de novembro de 2010