Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Respiração diafragmática

Author: Solange Boury

A primeira pergunta que um aluno me faz é: como se respira com o diafragma? Bom, essa pergunta está um pouquinho errada porque nós respiramos com o pulmão e, o diafragma é um músculo que sustenta o ar, ou o pulmão. O que nós temos que aprender é como usar a respiração diafragmática. Para isso, passarei uma breve aula escrita de como obter esta respiração:
Tente agora inspirar lentamente e com a entrada do ar fazer esse mesmo movimento de "empurrar a barriga para frente" (atenção: não é empurrar a barriga para frente e depois inspirar, mas sim “inspirar fazendo com que esse ar naturalmente empurre a barriga para frente”, num mecanismo automático). O que você está fazendo é elevar o músculo do diafragma permitindo com que os pulmões sejam cheios por completo com o ar. Observe também a dilatação das costelas, colocando suas mãos na cintura. Tente sentir o ar tomando por completo os seus pulmões. Inspire elevando o diafragma, dilatando as costelas e elevando um pouco o tórax (os movimentos ocorrem nessa seqüência, rapidamente) expire relaxando-os e voltando ao normal. Feito isso, você estará aprendendo a dominar o seu sistema respiratório e aquecendo-o para a atividade do canto.
*Lembre-se que na respiração diafragmática de base Intercostal Diafragmática Abdominal, há uma expansão harmônica de toda a caixa torácica, ou seja, não é para forçar todo o ar só para o abdômen e não movimentar as outras regiões harmonicamente.


Exercícios Básicos de Respiração:

1º Sente-se e acomode a polpa de seu glúteo na beirada de uma cadeira. Sinta-se confortável.
2º Dobre seu corpo sobre as coxas e coloque os cotovelos para se apoiar sobre seus joelhos.

3º Respire lentamente, como se estivesse com sono. Sinta que o ar vai se acomodar na parte inferior das suas costas, abaixo do pulmão.
4º Coloque uma de suas mãos na parte inferior de suas costas, sentido-a se abrir. Você perceberá a sua respiração suave e diafragmática.

5º Agora na mesma posição coloque a mão na altura de seu estômago. O que vai acontecer? Sua barriga vai para frente e para trás e sua mão acompanha o movimento, certo?
6º Em seguida, levante seu tórax sem tirar a atenção da respiração que acabou de descobrir. Tire a mão do abdômen e se acomode na cadeira de maneira confortável. Continue com a respiração no estômago (abdômen).

7º Levante-se! Muita atenção agora, porque seus órgãos internos vão se acomodar e, é possível que você se perca nesta hora. Mas não desista, é só ficar atento ao estômago. Se preferir, coloque a mão na altura do estômago, como referência.
Para ter certeza de que você está respirando pelo lugar certo, abrace sua cintura com as mãos e encoste os dedos médios na frente. Quando respira, as mãos se separam,quando solta o ar,os dedos se unem novamente. Tente este exercício algumas vezes.
Quando for se deitar, leve com você um pacote de algum tipo de alimento de 1 kg. Ex: açúcar, feijão, etc. Acomode esse kg entre a boca do estômago e o umbigo e faça essa respiração. O pacote vai levantar e abaixar. Faça o exercício de respiração pelo menos uma vez ao dia. Você sentirá muita facilidade e vai perceber que a antiga acomodação (superior) não funciona mais.

 

Parabéns, você já está com a respiração diafragmática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário