Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Caixa que conta histórias.

PROJETO DE TRABALHO

EDUCADORA: Denise Alves das Graças AGRUPAMENTO: C (2-3 ANOS)

TEMA: Gosto pela Leitura TÍTULO: “Caixa que conta Histórias”

JUSTIFICATIVA:
Durante os primeiros anos (antes de ser alfabetizada) a criança ainda não consegue ler decifrando os códigos convencionais da escrita, mas pode ouvir histórias, recontá-las, manusear livros, ver as gravuras, fazer leitura imagética e, é através desse contato com o mundo da leitura que o gosto pela mesma pode ser estimulado desde os primeiros anos da Educação Infantil.
É fato sabido que várias gerações têm demonstrado não apenas o desinteresse pela leitura, mas também a incapacidade de fazê-la coerentemente, compreendendo um texto em profundidade, o que inegavelmente limita o indivíduo em suas possibilidades de acesso ao conhecimento culturalmente construído. Portanto, é tarefa urgente nossa e dos pais, buscar maneiras de estimular, mais do que a capacidade de ler, o prazer pela leitura. Apenas propiciando aos sujeitos leitores o prazer da leitura poderemos construir as competências necessárias para sua apreensão e produção.
Em virtude disso, esse projeto de trabalho foi pensado a partir da necessidade de instigar nos pequenos o gosto pela leitura desde cedo, lendo, contando e ouvindo histórias, manuseando livros como uma possibilidade de atividade motora de aprendizagens e, conseqüentemente, de desenvolvimento amplo da criança.
Pensadores como Paulo Freire apontam para o reconhecimento de que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura da palavra escrita implica na ampliação da possibilidade de leitura do mundo. Assim, no intuito de desenvolver, nas crianças do agrupamento EI-C o hábito e o prazer da leitura, queremos oferecer oportunidades de leituras variadas, leitura não apenas de textos escritos, mas a própria leitura e interpretação do mundo em que a criança está inserida e do qual faz parte como ator social.
“Sonhadora e imaginativa por natureza, a criança aceita sem hesitação o ilogismo das narrativas mágicas presentes nas histórias infantis” (Alberton, 1980). “O pensamento mágico da criança traz recursos inesgotáveis para que se exercite sua imaginação e fantasia, passando o sonho e a realidade, muitas vezes, a se confundirem, o que reforçaria sua espontaneidade criadora” (Nicolau, 1990, p.131).
Neste projeto de trabalho, queremos dar ênfase ao contar e ler história como atividade promotora de muitas aprendizagens infantis. Para tanto, utilizaremos a “Caixa que conta Histórias” como recurso metodológico e motivador da aprendizagem da leitura na infância.

OBJETIVOS GERAIS INICIAIS
o Estimular o gosto pela leitura;
o Promover momentos de contação de histórias;
o Proporcionar momentos de manuseio de livros;
o Estimular as crianças a lerem imagens e construírem histórias a partir delas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
o Ler imagens espontaneamente;
o Estar em contato com a escrita de palavras;
o Ouvir e recontar histórias;
o Expressar oralmente com mais clareza;
o Ampliar o vocabulário;
o Desenvolver percepções visuais, auditivas e sensitivas;

METODOLOGIA:
Contar história com livro: A história será contada através de um livro rico em gravuras, e antes de trocar a página questionaremos com as crianças o que elas acham que acontecerá na próxima página, estimulando-as a falar (oralidade) e incentivando a imaginação e o raciocínio lógico entre uma cena e outra.

Histórias a partir de gravuras: Confeccionaremos placas com gravuras que estabeleçam uma lógica de continuidade entre elas. As placas serão apresentadas uma de cada vez às crianças e as incentivaremos a criar a história a partir das gravuras que vêem. No começo contaremos a história, depois, as crianças é que a contarão através das gravuras.

Contato com livros: Contaremos uma história com um livro, e apresentaremos às crianças outros livros e as deixaremos manusear os livros, lendo as histórias. A atividade pode ser desenvolvida em um primeiro momento individualmente, e depois em duplas cada criança contará a história a seu parceiro, utilizando a leitura que faz das imagens.

“Caixa que conta histórias”: Essa maneira de contar histórias é uma alternativa metodológica para que a criança seja efetivamente envolvida nessa atividade e, sobretudo, por buscar mobilizar o uso de capacidades mentais essenciais ao seu desenvolvimento cultural: a memória, a atenção e a percepção, a imaginação, a linguagem oral, o pensamento, as emoções, a função simbólica da consciência.
Vale mencionar que a “Caixa que conta Histórias” caracteriza-se por uma caixa enfeitada, contendo histórias que as crianças gostam, objetos e imagens que retratem o texto, fantoches e “dedoches”. Além disso, queremos contemplar as histórias produzidas pelas crianças, músicas preferidas e histórias cantadas com o uso da caixa.

RECURSOS DIDÁTICOS:

Cartolinas Livros literários Pincéis
Papel sulfite A4 Livros didáticos Esponja
Dedoches Fantoches Avental de histórias
Tinta guache Lápis de cor Cola
Giz de cera Caixa de papelão Revistas
Televisão DVD Aparelho de som

CULMINÂNCIA: Ao término das atividades relativas ao projeto montaremos um cantinho de leitura no agrupamento para visitação de todas as crianças do CMEI de forma organizada e planejada, utilizando livros adquiridos por meio de doações, tapete, almofadas e muitas placas com gravuras, para que possam estimular as produções das crianças acreditando que, dessa forma, contribuiremos para o desenvolvimento do gosto pela leitura desses pequenos.

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita durante todo o desenvolvimento do projeto por meio de registros escritos, da educadora e das crianças, fotográficos e cinematográficos. Analisaremos esses registros e observaremos se os objetivos estão sendo atingidos de modo que a crianças desenvolva o gosto pela leitura.

DURAÇÃO PREVISTA: 2º quinzena de fev, março e abril.

BIBLIOGRAFIA

ALBERTON, Carmen Regina e outros. Uma dieta para crianças: livros – Orientação a pais e educadores. Porto Alegre, Redacta/Prodil, 1980.
NICOLAU, Marieta Lúcia Machado. Textos Básicos de Educação Pré-escolar. São
Paulo, Ática, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário