Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

“OH O BICHO!”

PREFEITURA DE GOIÂNIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO









DENISE ALVES DAS GRAÇAS
PROJETO DE TRABALHO “OH O BICHO!”








. GOIÂNIA, FEVEREIRO DE 2009
. PROJETO DE TRABALHO

EDUCADORAS: Denise Alves das Graças AGRUPAMENTO: EI - C (2 – 3 anos)


TEMA: ANIMAIS / TÍTULO: “OLHA O BICHO!”

JUSTIFICATIVA:
“Os projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter.” (RCNEI, 1998)
Ao pensar num projeto de trabalho que representasse um conjunto de situações significativas para as crianças de 2 e 3 anos, constatamos que, além da preocupação com os tipos de situações significativas a serem desenvolvidas com crianças pequenas, o conteúdo a ser apresentado também deveria ser objeto de análise, reconhecendo-se que temas presentes no dia a dia das crianças devem ser utilizados, por despertarem o interesse da criança, tornando a aprendizagem prazerosa. Entre estes temas, destacamos como relevantes a importância do trabalho com animais na educação infantil, uma vez que houve um grande interesse manifestado pelas crianças quando o CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Residencial Itaipu – promoveu um passeio ao zoológico.
Diante disso, e atendendo aos indicadores de qualidade para a Educação Infantil, decidimos elaborar um projeto movido pelo interesse e curiosidade das crianças que ficavam eufóricas e interessadas pelos animais que circulam diariamente nos arredores do Cmei.
“direito ao contato com a natureza: a instituição deve propiciar à criança oportunidade de brincar com água, terra, plantas, gravetos, pedras, animais; tomar sol e desfrutar do ar livre; aprender a observar, respeitar e preservar a natureza;” (GOIÂNIA, 2004)

A sua relevância se dá em virtude dos animais terem uma importante presença no mundo cotidiano das crianças (desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
O ambiente onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de elementos naturais indissociáveis, frente ao qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio físico e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões (Brasil, 1998). Fenômenos naturais, como chuva, por e nascer do sol, nascimento de um animal ou de uma criança são observados pelos olhares infantis que ficam maravilhadas com estes acontecimentos e acabam elaborando teorias próprias, intuitivas, para poder compreendê-los.
Neste sentido, ao trabalhar animais na educação infantil, procuraremos selecionar conteúdos, procedimentos e recursos metodológicos adequados aos objetivos propostos, podendo utilizar recursos, como imagens produzidas pelo homem como fotos, pinturas, filmes, que trazem para a criança informações sobre o mundo animal (Brasil,1998); apresentar perguntas sobre o assunto estudado, pois por meio de questionamentos, a criança constrói o conhecimento ativamente ( Chen, 2001) e desenvolver conteúdos que instiguem a criança e façam com que ela queira aprender, sendo que isto pode ser conseguido utilizando-se de informações presentes no dia a dia delas.
O fato dos animais de todos os tamanhos e condições fascinarem muitas crianças que desejam muito observá-los, tocá-los e cuidar deles (Harlan et al, 2002) contribui para a compreensão do estudo dos animais na Educação Infantil como relevante, pois esta temática pode suprir necessidades e dúvidas das crianças. Outro aspecto que justifica o estudo dos animais na educação infantil é o fato de que, freqüentemente, as crianças misturam idéias ficcionais de faz-de-conta, desenhos animados, histórias infantis e crenças populares, que tratam os animais de forma humanizada e distante da realidade, com informações adquiridas por meio da mídia ou de outras fontes de divulgação científica (Dominguez,2001). Isto pode provocar confusão no pensamento da criança, que acaba por assimilar conhecimentos errôneos sobre o assunto, por exemplo, entendendo que o urso é sempre um animal “bonzinho” e o lobo é “mau”.
Considerando as discussões atuais sobre os processos de ensino e de aprendizagem e a relevância do tema “A importância de trabalhar animais na educação infantil”, foi desenvolvido o projeto de trabalho “Oh o bicho!” – cujo título foi extraído das falas das crianças sempre que viam algum animal nos arredores do CMEI – que tem como principal objetivo oportunizar que as crianças tenham contato com algumas espécies de animais.

OBJETIVOS GERAIS INICIAIS:
• Oportunizar que as crianças tenham contato com algumas espécies de animais, tais como: pintinho, pata e filhote de cachorro;
• Garantir o direito do contato com os animais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS INICIAIS:
• Explorar o ambiente para que possam ter contato com os animais;
• Identificar e reconhecer os animais;
• Tocar em alguns animais;
• Imitar o som e os gestos que eles produzem;

METODOLOGIA
1º Etapa: Realizaremos a roda de conversa com as crianças para explicar a atividade que será desenvolvida e para sondar o que elas já sabem sobre os animais. Faremos esta sondagem através da confecção de um cartaz com o registro das falas delas sobre o que já sabem sobre este assunto.
A partir daí, partindo do que elas já sabem, mostraremos imagens de animais domésticos às crianças para que sejam desafiadas a reconhecer, identificar, fazer associações, e a nomear, falar suas principais características, seu habitat natural, articulando os conhecimentos científicos e não científicos. Esse momento será registrado através de fotografias e do registro reflexivo.
Trabalharemos também com diversos livros literários, tais como: Famílias divertidas, Tamanho real, A nova casa do coelhinho, que serão utilizados por nós educadoras na contação de histórias. A contação de história será feita nos vários ambientes do cmei, tais como, no agrupamento, no espaço gramado com um tapete delimitando o espaço e na horta para oportunizar que as crianças estejam em contato com a natureza.
Realizaremos também sessões de cinema exibindo alguns filmes: O mundo de Elmo: Elementos da natureza, Cocoricó, a fim de observar qual animal desperta o maior interesse e curiosidade das crianças. Bem como, pesquisaremos os animais em livros didáticos para que as crianças confeccionem um cartaz com as figuras dos animais encontrados. Esse cartaz será dividido pelas características dos animais, por exemplo: Andam sobre quatro patas, Voam, vivem na água, etc.
2º Etapa: Desafiaremos as crianças a imitarem a voz e o caminhar de vários animais a partir de recursos visuais mostrados em folhas. Em seguida, imitaremos a voz dos animais e desafiaremos as crianças a falarem o nome desse animal.
Após a realização dessas atividades e através da observação e registro reflexivo das ações e reações das crianças frente ao trabalho com os animais, oportunizaremos que elas tenham contato com alguns animais tais como, pintinho, pata, e filhote de cachorro trago para o CMEI pelas educadoras do agrupamento. Cada animal será trago em um dia e essas visitas serão registradas através de filmagens, fotografias e registro reflexivo.
3º Etapa: A terceira etapa consistirá na confecção de um cartaz registrando o que as crianças aprenderam sobre os animais. Realizaremos uma roda de conversa no agrupamento e levantaremos questões sobre o tema abordado para desafiá-las a falar sobre o que aprenderam sobre os animais. À medida que elas forem falando, registraremos em um cartaz que será exposto ao lado do primeiro cartaz sobre o conhecimento que elas já tinham acerca dos animais.

RECURSOS DIDÁTICOS:
• Cartolinas; • Giz de cera
• Papel sulfite A4 • Televisão
• Tinta guache • DVD
• Lápis de cor • Aparelho de som

AVALIAÇÃO:
• Registrar por meio de fotos e anotações no diário das reflexões diárias se as crianças estão tendo oportunidade de explorar o ambiente à procura de animais e se estão tendo contato com eles;
• Observar e registrar a reação das crianças, suas falas, sentimentos e expressões ao tocar, imitar os animais.

DURAÇÃO PREVISTA: 2 meses em período integral.

ANEXO
• CD com os registros audio visuais das situações significativas vivênciadas pelo grupo durante o projeto de trabalho “Oh o bicho!


REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CHEN, Jei-Qui (Org.) Atividades Iniciais de Aprendizagem. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 264p.
DOMINGUEZ, C. R. C. Roda de Ciências na Educação Infantil: Um aprendizado lúdico e prazeroso. 2001. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Educação da USP, São Paulo.
GOIÂNIA, Secretaria Municipal de Educação. Divisão de Educação Infantil: Saberes sobre a Infância: A Construção de uma Política de Educação Infantil. Goiânia: SME/DEI, 2004.
HARLAN, J. D.; R., M. S. Ciências na educação infantil: Uma Abordagem Integrada. 7. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2002.352p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário